Add to favourites
News Local and Global in your language
19th of July 2018

Português



A igreja de 1.200 toneladas que “flutua” a 31m de altura em plena São Paulo

A impressionante obra de engenharia surpreende o público e mantém intacta uma igreja de quase 100 anos no meio de um canteiro de obras

A Capela de Santa Luzia, inaugurada em 1922, permanece de pé há quase 100 anos em uma das áreas mais importantes da gigantesca cidade de São Paulo, a uma quadra da famosa Avenida Paulista.

De pé e, agora, “flutuando”: suas 1.200 toneladas podem ser vistas literalmente suspensas a 31 metros de altura no meio de um canteiro de obras que se transformará num sofisticado conjunto de hotel, shopping e torre de 22 andares, assinada pelo prestigiado arquiteto francês Jean Nouvel, vencedor do prêmio Pritzker em 2008 e autor do aplaudido projeto do museu parisiense do Quai Branly.

A antiga capela fazia parte do complexo do Hospital Matarazzo e, enquanto os arredores deram lugar a um grande buraco a ser preenchido com o novo empreendimento, ela será não apenas poupada de vir abaixo como ainda restaurada para recuperar o esplendor arquitetônico opacado pelo tempo.

[embedded content]

O projeto original da capela foi do italiano Giovanni Battista Bianchi (1885-1942), o maior arquiteto da colônia italiana de São Paulo. Chegado à cidade em 1911, Giovanni optou por usar seu nome traduzido ao português, tornando-se conhecido como João Bianchi.

A capela será integralmente restaurada – inclusive em seu mobiliário, nas imagens sacras, no altar de mármore, nos bancos e genuflexórios e na pintura das paredes. Também será recuperada a fachada neoclássica, em tom de amarelo Sienna, que imita mármore, seguindo a antiga técnica de scagliola, usada na Itália desde o Renascimento.

_________

Com informações de Engenheiro na Web

Read More




Leave A Comment

More News

Agencia Ecclesia

Aleteia: vida plena com

Disclaimer and Notice:WorldProNews.com is not the owner of these news or any information published on this site.