Add to favourites
News Local and Global in your language
19th of July 2018

Português



Missão/Jovens: «Summer3Fest», o festival católico «aberto a todos» na Costa de Caparica

Padre Carlos Silva afirma que «vai ser um encontro agradável mesmo para descrentes»

Setúbal, 12 jul 2018 (Ecclesia) – O diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral das Missões de Setúbal afirmou que o festival ‘Summer3Fest’ quer proporcionar aos jovens “a possibilidade de ser missionário” na diocese, de 13 a 15 de julho, na Costa de Caparica.

“Pensamos fazer uma missão na nossa diocese, num lugar aprazível junto da praia, onde vão encontrar mutos jovens e famílias. A partir deste convívio, com estas atividades, proporcionar a qualquer jovem a possibilidade de ser missionário”, disse hoje o padre Carlos Silva.

Em declarações à Agência ECCLESIA, o sacerdote explicou que no ‘Summer3Fest’ os jovens não vão apenas “para receber, nem participar nas atividades” mas a partir da formação que vão receber “fazer missão junto da praia, poderíamos dizer mais lúdica, informal”.

“Mas é sempre de anunciar Jesus Cristo e o seu Evangelho”, salientou.

O ‘Summer3Fest – A felicidade está aqui’ começa esta sexta-feira e termina domingo, com a Eucaristia presidida pelo bispo de Setúbal, D. José Ornelas, às 10h30, no Parque Urbano da Costa de Caparica.

O padre Carlos Silva explica que a festa de verão não é “dedicada mas em hora da Trindade e a partir da Trindade de Deus”, por isso, o número “3”.

Quanto à “felicidade” o exemplo partiu do exemplo dos festivais de verão do que se realizam em Portugal e quiseram “associar bem-estar e convívio” ao evento católico que se vai realizar no mesmo local onde depois vai ter lugar o festival ‘Sol da Caparica’.

Já o padre Luiz Paulo, do Instituto Aliança da Misericórdia, parceira na organização juntamente com a Comunidade Shalom, acrescenta que “onde está Deus” também está “a felicidade”.

“O objetivo é anunciar que o sol da nossa vida, o verdadeiro sol, é Cristo que ilumina a nossa vida, a nossa história”, assinala o sacerdote, explicando que querem propor a “aventura de fé”.

Neste contexto, o padre Carlos Silva convida todos que passarem pela praia da Costa de Caparica, pelo parque urbano,  “a partilharem a sua vida e a sua fé”, a conhecerem, jogar e cantar.

“Vai ser um encontro agradável mesmo para descrentes, mesmo para quem não conhece a fé, e para todos os jovens que tenham o sentido da vida, das coisas boas da vida”, destacou.

Do programa destacam-se formações curtas sobre evangelização, de cerca de 30 minutos, e depois quem quiser, com os materiais da organização, “informalmente” vai evangelizar as pessoas que estiverem pelo parque urbano.

Há também jogos de praia, uma tenda de adoração, Eucaristia, sacerdotes para o Sacramento da Reconciliação e também “convívio e partilha da vida a partir dos testemunhos” de missionários, e música, como é característica dos festivais de verão, com uma banda da Paróquia da Arrentela, e as bandas dos dois institutos missionários que participam na organização.

O padre Luiz Paulo, da Aliança da Misericórdia, sublinha que o “desejo” nos próximo três dias é “anunciar a todos os jovens e pessoas Deus está onde elas estão” e do programa destaca, como “ponto alto”, a Missa de encerramento com o bispo diocesano, “onde Cristo está, a felicidade está aqui”.

Já o diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral das Missões de Setúbal explica que o ‘Summer3Fest’ surge no seguimento das atividades que o secretariado promove de animação missionária e observa que “há um bom número de jovens com vontade, pelo menos com desejo, de fazer missão” mas nem sempre têm essa possibilidade, seja em Portugal ou ad gentes.

Para a primeira edição pretendem, “antes de mais”, pôr “a render os dons que Deus dá” e que encontram na Diocese de Setúbal e depois dos jovens partilharem também ideias e “conhecerem melhor as realidades missionárias” vão convidar a “integrarem um grupo, um movimento, uma experiência missionária” ou, simplesmente, “integrarem a paróquia”.

“É uma ponte para a vida cristã que temos na nossa diocese e também para a pastoral dos jovens, a pastoral da juventude”, destaca o padre Carlos Silva.

CB/OC

Partilhar:ShareRead More




Leave A Comment

More News

Agencia Ecclesia

Aleteia: vida plena com

Disclaimer and Notice:WorldProNews.com is not the owner of these news or any information published on this site.