Add to favourites
News Local and Global in your language
19th of November 2018

Português



Solidariedade: Paróquia quer envolver todos os seus membros na «pedagogia do cuidar» (c/vídeo)

«Todos temos um papel ativo no cuidar do outro», afirmam os responsáveis do seminário sobre a «Pedagogia do Cuidar», do Centro Social Paroquial de Carnaxide

Lisboa, 09 nov 2018 (Ecclesia) – O Centro Social Paroquial São Romão de Carnaxide promoveu esta sexta-feira o Seminário ‘Escola de Cuidadores – Pedagogia do Cuidar: o novo olhar para a longevidade’, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho.

“É um desafio enorme chegar a toda a comunidade e fazer chegar a mensagem de que todos temos um papel ativo no cuidar do outro e todos, mais tarde ou mais cedo, vamos ser cuidadores de alguém”, disse Maria João Ferreira, do Centro Social Paroquial de São Romão de Carnaxide, no Concelho de Oeiras.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, destacou os temas do programa do seminário: “Os enormes desafios de envelhecer na sociedade atual, sensibilizar para as questões da demência” e o “grande destaque também aos cuidadores informais”.

O congresso quis “sensibilizar” para as questões da demência e de que forma se pode promover “uma melhor qualidade de vida”, “combater os estigmas” em relação às pessoas com demência e “como é que devem e merecem ser tratadas”.

Noutro assunto, por exemplo, a presidente da Associação Nacional de Cuidadores Informais, Sofia Figueiredo, falou sobre o Estatuto do Cuidador Informal e a cuidadora informal Maria dos Anjos Catapirra, que é “defensora do estatuto”, também deu o testemunho de 10 anos de serviço.

“É fundamental este reconhecimento ao trabalho que têm diariamente: Árduo, cheio de dificuldades, mas também com grande mais-valia para quem cuida e é cuidado”, desenvolveu Maria João Ferreira.

Já sobre os desafios e oportunidades de envelhecer na sociedade atual, o presidente da Escola Superior de Saúde Atlântica, Fausto Amaro, ajudou a descobrir a resposta e a entrevistada destaca a presença do cartoonista José Bandeira que ajudou “a combater os estigmas do envelhecimento” através da arte.

“Com o envelhecimento da população esta realidade é cada vez maior preocupação de todos”, acrescenta.

O evento começou às 09h30 e pretende desafiar os profissionais de saúde e do setor social, os cuidadores formais e cuidadores informais e toda a comunidade.

Com “mais de 200 pessoas” inscritas, os organizadores – Centro Social Paroquial São Romão de Carnaxide – estão “muito satisfeitos com adesão” e com o “feedback positivo” em relação ao tema do seminário ‘Escola de Cuidadores – Pedagogia do Cuidar: o novo olhar para a longevidade’.

A Escola de Cuidadores é um projeto de inovação social e Joana Figueiredo explica que a ideia surgiu do pároco, o padre Luciano Vieira, a partir da experiência de “23 anos de trabalho com respostas sociais à população idosa”, nomeadamente no centro de dia, apoio domiciliário e lar.

“Estas necessidades sociais continuam a ter resposta na nossa sociedade, a ser necessárias”, acrescenta, referindo que o pároco desafiou também “a criar uma nova resposta para a comunidade” e “muito dedicada” a esse setor da população.

Joana Figueiredo contextualiza que essa novidade parte daquilo que chamam a “pedagogia do cuidar”, que é estarem atentos “todos uns aos outros, toda a comunidade”.

“Todas as iniciativas que desenvolvemos no âmbito da escola dos cuidadores – formação, capacitação, informação, – são dirigidas aos profissionais do setor social, de saúde, mas queremos e estamos a fazer um trabalho na comunidade para a comunidade”, concluiu.

PR/CB

[embedded content]

Partilhar:ShareRead More




Leave A Comment

More News

Agencia Ecclesia

Aleteia: vida plena com

Disclaimer and Notice:WorldProNews.com is not the owner of these news or any information published on this site.