Add to favourites
News Local and Global in your language
24th of October 2018

Português



Igreja/Ensino: Bispo de Angra incentiva universidade a promover «unidade na diversidade»

D. João Lavrador afirma que Igreja Católica quer ajudar estudantes ao «crescimento integral»

Angra do Heroísmo, Açores, 11 out 2018 (Ecclesia) – O bispo de Angra disse que a academia tem de ser espaço que promova “unidade na diversidade” e incentivou a Universidade dos Açores a ser modelo para a criação de uma sociedade mais inclusiva.

“A comunidade académica, como qualquer comunidade, é um laboratório onde se experimentam as relações verdadeiramente humanas”, explicou D. João Lavrador, na homilia da Eucaristia de Bênção do Traje Académico, divulga o sítio online diocesano ‘Igreja Açores’.

Na igreja paroquial Nossa Senhora De Fátima, em Lagedo, Ponta Delgada, destacou que se “cresce nos autênticos valores” necessários à edificação de uma “sociedade justa, livre, fraterna e com igualdade entre todos os cidadãos”.

Em cada ano é-se convidado à renovação “com maior saber, com equilibrado crescimento e com partilha de relações pessoais” que vão ajudar a formar uma comunidade académica que seja modelo para “a sociedade de hoje e do amanhã”.

D. João Lavrador realçou que o desafio é “construir a unidade na diversidade” e contrariar a cultura atual onde “parece que a unidade não é possível”.

“Tantas guerras, violências, ofensas à dignidade de cada povo e de cada pessoa. Erguem-se grupos contra grupos, orquestram-se planos de destruição de uns contra outros, maquinam-se subterfúgios de sub-repticiamente afastarem os seus rivais da cena cultural, social ou política”, exemplificou.

Neste contexto, salientou que Deus propõe o caminho que “valoriza a identidade” de cada pessoa, de cada povo, de cada raça, credo e “oferece” o necessário para que aquilo que pode ser motivo de separação “se torne em harmonia, paz, concórdia, partilha mútua e serviço de uns aos outros”.

Para D. João Lavrador, a “reconciliação” é a grande missão que “ocupará no futuro” e “começa já agora”.

A celebração marcou o início das atividades da pastoral universitária da Diocese de Angra e D. João Lavrador disse que querem “oferecer” um serviço de “acompanhamento e diálogo” para que o crescimento dos estudantes seja “integral”.

“Que aceiteis caminhar segundo a renovação que o Espírito Santo oferece a todo aquele que queira caminhar movido pelo seu sopro vital”, acrescentou, esta quarta-feira.

Na Eucaristia lembrou também que está a decorrer o Sínodo dos Bispos, sobre ‘os jovens, a fé e o discernimento vocacional’, até dia 28 deste mês, no Vaticano.

“É uma grande graça para a Igreja e para a sociedade e uma grande esperança para a juventude que coloca os olhos na Igreja em busca de respostas à sua realização”, assinalou D. João Lavrador, destacando o passo importante no Arquipélago dos Açores que foi o primeiro Congresso Diocesano de Juventude, entre 28 de junho e 1 de julho deste ano.

CB

Partilhar:ShareRead More




Leave A Comment

More News

Agencia Ecclesia

Aleteia: vida plena com

Disclaimer and Notice:WorldProNews.com is not the owner of these news or any information published on this site.